terça-feira, 21 de abril de 2009

Dia 20/Abril/2009

Hoje senti-me com coragem suficiente para pôr mãos à obra e lavar o filtro do aquário. Parecia que não mas a água já estava a ficar num estado vergonhoso. A verdade é que, mesmo um bom filtro não me livra desta tarefa mas felizmente já não tem que ser lavado tanta vez. Comprar o Eheim 2211 foi das melhores coisas que fiz para o aquário.

Manhã mais ou menos livre, sem ninguém em casa para vir chatear quando ficasse com o quarto inundado e lá fui eu buscar um alguidar para possíveis desastres!!
O meu grande problema era... "como vou tirar as mangueiras do filtro para as lavar?" porque assim que as tentasse puxar por trás da secretária ia ficar com água por todo o lado mas isto sou eu que nem sempre sou muito iluminada e não me lembrei logo que nem precisava de tirar as mangueiras.
Desmontei o filtro no sítio onde ele está (depois de desligado da corrente eléctrica, obviamente!!), deixei a mangueira da cabeça e soltei a outra do corpo do filtro. Como o filtro está sempre dentro de um balde, a água que saiu não causou problemas.

Quando abri o filtro... minha nossa, que nojo!! A esponja só não foi logo para o lixo porque não tinha outra mas a lã de vidro e o carvão nem pensei duas vezes. Numa outra mensagem escrevo sobre a filtração e os materiais.

Depois de tudo lavado e substituído, vamos lá montar novamente e deixar o aquário a brilhar. Liguei a mangueira ao corpo do filtro e com uma garrafa fui despejando água até o encher. Depois foi só colocar a cabeça no sítio e sugar a água para que as mangueiras também ficassem cheias e assim a água circular normalmente.
Não foi assim tão complicado e correu tudo bem, fiquei satisfeita! :)

Já que andava a mexer no aquário lembrei-me que tinha uma concha muito gira que o meu irmão me trouxe do Algarve e uma pedra que eu trouxe da Madeira e decidi ir ferver as duas coisas.

Tinha também plantas a nadar com os peixes porque as minhas queridas corys fazem o favor de arrumar a casa ao gosto delas e tiram-me algumas plantas do sítio. Se não gostavam ali tinha que arranjar um sítio onde pudessem ganhar raíz à vontade sem chatear muito as minhas baleias lindas :)

A concha gostei de ver no aquário mas a pedra ainda não arranjei sítio para ela por isso fica mais uns tempos cá fora, enquanto penso nisso.

A planta que está do lado esquerdo é uma das que andava a boiar e ficou esquecida quando pus as outras por isso ficou mesmo ali para ver se fica com melhor aspecto.

Sobre a mensagem da Cory doentinha, ainda não vejo melhoras, continua muito fraquinha e por isso ainda não tive coragem de voltar a tira-la da maternidade. Tirei-lhe novas fotos, desta vez já dá para a ver melhor.









Está sempre tão sossegadinha que mete confusão, tadinha :(














E já que estou numa de escrever um bocadinho sobre tudo, aproveito para mostrar como está linda a ampulária que o amigo do meu pai me deu.

"Caracol, caracol, põe os pauzinhos ao Sol!"

Ah e apanhei as grandes demasiado juntinhas e enroladinhas, daqui a uns dias posso vir a ter uns ovitos :)
Para terminar deixo uma fotografia de como está o aquário neste momento, com as duas maternidades, a de plástico com a cory e a de rede é onde estão as manas desta ampulária e o camarão. (Os vidros estão muito sujos mas isso fica para outra altura!)

1 comentário:

Monica disse...

O teu aquario está muito giro...
O meu tambem precisa de uma limpeza, precisar precisar... precisam os 2. :S
Mas o tempo está escasso...

Parabens, o teu aquario já tem quase um ano e continua a ser uma aventura para ti... ;P