terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ainda vive

Ao fim de tanto tempo, o aquário ainda vive e com alguns dos residentes já muito falados ao longo de todas estas mensagens.

Já passaram mais de 3 anos desde a minha última mensagem e pensei muitas vezes em fechar o blog mas...não tive coragem e deixei-o ao abandono este tempo todo.

Em 3 anos muita coisa mudou, não só na minha vida como na do meu aquário. A primeira grande mudança é mesmo a de casa, mudei eu e mudou o aquário também, tive que o trazer comigo!! A mudança implicou desmontar tudo e comecei pelo "grande", mudei todos os peixinhos para o aquário onde só havia guppys (na altura já eram muito menos). Aproveitei para lavar troncos, pedras, o areão e os próprios vidros do aquário. Ficou como novo e estava pronto para a sua nova montagem na casa nova.

Fiz uma montagem com tudo o que já tinha e lá fui passando os peixinhos para aliviar o aquário que estava com a minha mãe e poder leva-lo também. Infelizmente demorei mais tempo nestas mudanças do que os peixes aguentavam e os guppys que restavam morreram todos. Excesso de peixes num aquário, tinha que dar mau resultado, mesmo que temporariamente.
Mas lá mudei os felizardos que sobreviveram e ficaram muito bem acomodados no seu novo espaço :)

Ao fim de uns tempos o aquário começou a ficar cheio de algas, umas algas horríveis, com muito mau aspecto e que só saiam raspando os vidros, os troncos e as plantas só mesmo cortando. Nova desmontagem mas agora sem grandes demoras. O aquário mais pequeno já estava disponível por isso, toca de os trocar todos para lá.
Ao montar o filtro partimos a zona de encaixe da mangueira por onde saía a água já filtrada e tivemos que comprar um filtro novo, o que nos fez demorar mais que o esperado. Mesmo assim, sem baixas. Trocamos do eheim 2211 para o 2213, maior e já com as torneiras, que dão mesmo muito jeito na altura da limpeza. Aproveitámos esta limpeza para também o areão e comprámos areia preta, metade normal e outra muito fininha.
Toca a montar tudo de novo, plantas podadas, troncos fervidos novamente e...desta vez é que é =)

E foi mesmo, correu tudo bem e neste momento conseguimos que ele tenha este aspecto:


Agora faltam-me colocar duas plantas grandes, que estão à espera no aquário pequeno e mostrar-vos o que anda por aí a nadar :)

Ah e o aquário pequeno também já não está vazio mas isso será matéria para uma nova mensagem!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, sou do Brasil. Montei o meu aquário no dia 19/9/12 e hoje coloquei 2 plati e 2 paulistinhas rosa. Li todo seu blog e gostei muito.