sábado, 5 de julho de 2008

Dia 02/Julho/2008

Com os testes na mão decidi ver como estava a minha água.

Às 10h registei os seguintes valores:
pH: 6,5
KH: 0
GH: 0-3

São testes de fita e disseram-me que não são muito fiáveis, se calhar isso justifica os valores estranhos que me deram e às 14h decidi ver se tinha feito bem os testes e voltei a registar os mesmos valores.
Coloquei-os num fórum de gente entendida no assunto e disseram-me o seguinte: "o GH (dureza total) e o KH (dureza carbonatada) têm a ver com a quantidade de sais dissolvidos na água, isto de uma forma muito por alto. Se ambas as durezas estão a zero então estamos a falar de água destilada e não da torneira, ou de água filtrada". Pronto, fiquei completamente baralhada!!

Também me disseram que "A confirmarem-se esses valores, o que acharia muitíssimo estranho, então tens de endurecer a água pois um KH=0 não te estabiliza o pH. A saber: o KH é o estabilizador do pH. Com valores inferiores a 3-4º d o pH oscila muito e por vezes mata toda a fauna." Isto é complicado...!

Já eu estava a pensar que estava a fazer os testes todos mal quando alguém responde ao tópico dizendo que "eu aqui em coimbra tenho tanto o gh como o kh <1."
O truque está em ir à praia procurar umas conchas para colocar no aquário. Se resultar, até nem é assim tão complicado e parece que tudo se está a compor!

À noite decidi colocar o BacterLife na água para ver se há alterações nestes valores no dia seguinte...veremos!

Sem comentários: